sobre a gesto

A Gesto Psicanálise foi criada em 2007 com o objetivo de fomentar a existência de espaços de discussão e de reflexão sobre a psicanálise, em sua interface com a clínica, mas também em sua interface com a cultura.
Outro intuito que esteve presente desde o início foi o de ampliar o alcance do atendimento psicanalítico para um público que originalmente não teria acesso a ele. Com esse objetivo, foi criada a Clínica da Gesto.
Atualmente, a Gesto Psicanálise é coordenada por oito psicanalistas responsáveis pelas atividades clínicas e de formação.

coordenadores

Alice Azenha Turazzi

Psicóloga pela USP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, atua em consultório atendendo crianças, adolescentes e adultos a partir da psicanálise. Oferece supervisão.

Atendimento Psicanalítico
Adultos | Adolescentes | Crianças

Supervisão Clínica
Solicitar supervisão.

Consultório
Rua Agostinho Cantu, 167
Butantã - São Paulo/SP
(Próximo ao metrô Butantã)
+55 11 98918-0102

Sou psicóloga e psicanalista. Me formei em psicologia na USP em 2005 e finalizei minha formação em psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae em 2015. A partir de 2016 me tornei aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do mesmo Instituto.
Desde 2005 trabalho no consultório particular atendendo adultos, jovens e crianças e dando supervisão e grupos de estudo.
Fazem parte do meu percurso de formação não só o curso do Sedes, mas também minha análise pessoal, participação em grupos de estudo, supervisões e grupos de discussão clínica.

 

Alice Wilmers Bei

Psicóloga, psicanalista e mestre em Psicologia Social.

Atendimento Psicanalítico
Adultos | Adolescentes | Crianças

Supervisão Clínica
Solicitar supervisão.

Consultório
Rua Professor Pedro da Cunha 65, cj. 61
Perdizes - São Paulo/SP
alicebei@hotmail.com
+55 11 99119-9148

Sou psicóloga, psicanalista e mestre em Psicologia Social. Me formei em 2005 pela PUC-SP e, desde então, trabalho com a clínica, em diferentes contextos.
Atuei na clínica de saúde mental do SUS, de 2005 a 2013, em diversos equipamentos de saúde (CAPS, UBS e Residência Terapêutica), e fiz meu mestrado em 2010, na PUC, para pensar sobre a clínica ampliada da saúde mental na Atenção Básica, a partir do conceito de transicionalidade, em Winnicott.
Também dei aula e supervisão de estágio em Psicanálise na UNIP-SP, de 2012 a 2019.
Atualmente, trabalho no meu consultório particular, atendendo crianças, adolescentes e adultos.

 

Arielle Natalicio Garrido

Psicóloga pela PUC-Sp e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atendimento em consultório particular de adolescentes adultos e casais. Oferece supervisão e grupos de estudos.

Atendimento Psicanalítico
Adultos | Adolescentes | Casais

Supervisão Clínica
Solicitar supervisão.

Consultório
Regiões Jardim Paulista e Morumbi.
Rua Pamplona 967.
Jardim Paulista - São Paulo/SP
+55 11 99619-8879

Sou psicóloga clínica graduada pela PUC/SP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atendo adolescentes, adultos, casais e famílias desde 2006.
Sou co-fundadora da Rede Gesto Psicanálise, no qual ofereço grupos de estudos e supervisão.
Trabalhei junto a equipes multidisciplinares de saúde e de acesso à justiça - fui Coordenadora do Serviço de Psicologia do Núcleo de Prática Jurídica da PUC-SP e Psicóloga na equipe de cirurgia bariátrica do Instituto Garrido, onde desenvolvi interesse pelo tema dos transtornos alimentares. Lá atendi pacientes com compulsão alimentar e obesidade. Atualmente pesquiso a interface Psicanálise e Alimentação junto à equipe do projeto Cozinha como Experiência, que utiliza a culinária como ferramenta terapêutica para trabalhar problemáticas alimentares.

 

 

Gabriela Di Giacomo

Graduada em Psicologia pela USP-SP e mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Formada em Psicanálise, Psicanálise da Criança e especializada em Psicopatologia Contemporânea, pelo Sedes Sapientiae.

Atendimento Psicanalítico
Adultos | Adolescentes | Crianças

Consultório
Al. Joaquim Eugênio de Lima, 881 cj 410.
Jardim Paulista - São Paulo/SP
gabidiga@gmail.com

Paralela à atuação como psicóloga clínica, minha ocupação principal desde a graduação em Psicologia pela USP em 2003, aprofundei meus estudos através de especializações e formações em Psicanálise. Fiz formação em Psicanálise da Criança, Psicopatolgia Contemporânea e Formação em Psicanálise, todos no Instituto Sedes. Depois, em 2021, defendi meu mestrado no núcleo de Psicanálise da PUC-SP, intitulado: Feninilidade Líquida, abordando a sexualidade das adolescentes contemporâneas.

Além do consultório, mantive também atividades voltadas ao público Infanto-Juvenil. Fui professora do Ensino Infantil na Escola Viva e, depois, no Colégio Santa Cruz. Também coordenei por seis anos a ONG Oficina na Piscina, projeto que visava a inclusão social de mais de mil crianças e adolescentes vulneráveis através da prática de pólo-aquático. Em 2017 fui convidada a inaugurar a linha Infanto-juvenil do método Ravenna na clínica de obesidade do psiquiatra.

Já com o público adulto, além da clínica particular, atuei em atendimentos psicológicos por dois anos no ProSex, sob coordenação da psiquiatra Carmita Abdo.

Atualmente atendo crianças, adolescentes e adultos em consultório particular e sou uma das coordenadoras da Gesto Psicanálise.

Luís Henrique de Oliveira Daló

Psicanalista fundador da Gesto Psicanálise e Mestre em Psicologia pela USP. Psicanalista pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Atendimento Psicanalítico
Adultos | Adolescentes | Crianças | Casais

Supervisão Clínica
Solicitar supervisão.

Consultório
Rua Ásia, 73
Pinheiros - São Paulo/SP
luishenriquedalo@gestopsicanalise.com.br
+55 11 98635-9399

Meu trabalho clínico teve início em 2004, assim que me graduei em psicologia pela USP-SP. Ao lado desta atividade que perpassa todo o meu percurso profissional, tive algumas experiências docentes e continuo oferecendo regularmente grupos de estudos, seminários e apresentações de trabalhos cujos temas se relacionam com a teoria e com a clínica psicanalítica, além de sua extensão em diversos campos da cultura.

Esse movimento culminou com a idealização e fundação da Gesto Psicanálise em 2007, pela qual, junto com amigos e colegas psicanalistas, continuo propondo algumas dessas atividades. Em 2010, já vinha oferecendo grupos de supervisão e, por meio da Gesto Psicanálise, pude criar um projeto de atendimento clínico vinculado à formação de psicanalistas, hoje chamado Clínica da Gesto.

Algumas inquietações clínicas culminaram em uma pesquisa de mestrado realizada na USP-SP, defendida em 2012. A dissertação pode ser acessada por aqui: A escrita dos estados-limite como um recurso de ampliação da escuta psicanalítica.

Entre 2015 e 2019, continuei minha formação psicanalítica por meio do curso de psicanálise do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

 

 

Teo Weingrill Araujo

Psicólogo formado pela USP. Psicanalista, mestre e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP.

Atendimento Psicanalítico
Adultos | Adolescentes

Supervisão Clínica
Solicitar supervisão.

Consultório
Rua Galeno de Almeida, 196.
Pinheiros - São Paulo/SP

Além de atuar em consultório particular desde 2003, também dediquei o meu percurso de formação acadêmica ao estudo da psicanálise. Sou autor do livro Fairbairn, pela Coleção Clínica Psicanalítica e também publiquei alguns artigos a partir das pesquisas que venho realizando. Junto com a minha atuação na clínica, venho trabalhando como docente em Instituições de Ensino Superior, dentre as quais, a Faculdade de Medicina da UNICID.

Algumas publicações de minha autoria:

Searching for a breach in the closed system: Comments on the maturational process in the light of R. Fairbairn’s propositions. Artigo publicado na revista Psychodynamic Practice
Fairbairn. Livro da Coleção Clínica Psicanalítica, publicado pela Casa do Psicólogo.
Sonho de criança. Artigo publicado na Revista Mente e Cérebro (edição de fevereiro de 2015).
Rupturas e continuidades: uma discussão sobre a vida, a obra e o legado do psicanalista Ronald Fairbairn. Artigo publicado no Jornal de Psicanálise
Fairbain em sete lições. Co-autor do livro de autoria de Luis Cláudio Figueiredo, publicado pela Editora Escuta.
Apropriações da teoria psicanalítica nos textos iniciais de D. W. Winnicott. Artigo publicado na Revista Psychê

 

Vera Tschiptschin Francisco

Psicóloga pela USP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, atua em consultório desde 2005, atendendo crianças, adolescentes e adultos.

Atendimento Psicanalítico
Adultos | Adolescentes | Crianças

Supervisão Clínica
Solicitar supervisão.

Consultório
Rua Deputado Lacerda Franco, 300 – cj. 81
Pinheiros - São Paulo/SP
+55 11 98202-5834

Sou psicóloga, graduada pela USP em 2005 – ano em que comecei a me dedicar à clínica. A psicanálise, desde o início, constituiu-se como principal referencial teórico, primeiramente a partir de cursos de extensão e grupos de estudo. Segui, então, minha formação como psicanalista no instituto Sedes Sapientiae, com o curso Conflito e Sintoma, e, logo em seguida, ingressei na formação em Psicanálise.
Também atuei por muitos anos em escolas, apoiando-me em aportes psicanalíticos que auxiliassem na compreensão do que ocorria no campo da educação. Com isso, me aproximei da área da inclusão escolar. Em 2015, tive a oportunidade de levantar os primeiros pilares do NUPI (Núcleo de Práticas Inclusivas do Colégio Santa Cruz). Construí e coordenei esse núcleo por quatro anos. Junto ao Lugar de Vida (Centro de Educação Terapêutica) e em nome do colégio, publiquei dois artigos (*).
Sou co-fundadora da Gesto Psicanálise e, atualmente, trabalho em consultório particular, atendendo crianças, adolescentes e adultos.

(*) 2017 - Wajskop, L., Bernardes, L., Francisco, V. T. - Nas veredas da inclusão - In: Práticas Inclusivas em escolas transformadoras - Acolhendo o aluno-sujeito - São Paulo: Escuta.
2020 - Drummond, R., Chusyd, S. S., Francisco, V. T. - Muito além da cooperação: a função do semelhante nas práticas cotidianas do colégio Santa Cruz - In: Práticas Inclusivas II - desafios para o ensino e a aprendizagem do aluno-sujeito - São Paulo: Escuta.

 

psicanalistas credenciados

Ana Carolina Perrella
Psicóloga, psicanalista. Graduada em Psicologia (2002). Mestre em Psicologia Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ PUC-MG (2011), doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP ( 2019). Membro fundador e atuante no Coletivo Psicanálise na Praça Roosevelt/SP e em consultório particular.

 

Anita Machado
Psicanalista com graduação em Psicologia pela PUC- PR (2002) e formação em terapia familiar e de casal pelo Intercef - PR (2004). Atuação na clínica em interface com a Política da Assistência Social. Supervisora clínico institucional de equipes da Assistência Social e da Saúde Mental. Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP (2012). Formação clínica em Psicanálise pelo Fórum do Campo Lacaniano (2019-2020). Aprimoramento Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma”, do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atende em consultório particular adolescentes, adultos, famílias e casal.

 

Beatriz Deorsola
Psicóloga, psicanalista. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP e aprimoramento em Psicologia Clínica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - HSPE. Trabalhou como psicóloga de equipes multiprofissionais na atenção primária (UBS - Unidade Básica de Saúde) e em equipamento de saúde mental especializado (CAPS IJ - Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim - CEJAM. Pós-graduanda em Psicologia e Psicopatologia da Perinatalidade no Instituto Sedes Sapientiae. Membro participante do grupo de pesquisa Sono, Ambiente e Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente trabalha em consultório particular atendendo crianças e adultos e em equipe multidisciplinar no Alinea - Ambulatório de Saúde Mental Perinatal da UNIFESP. Atua e estuda principalmente sobre os seguintes temas: psicanálise, saúde perinatal, infância, família, rede de assistência.

 

Beatriz Saks Hahne
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Mestre pelo mesmo departamento. Foi coordenadora de projetos sociais nos âmbitos da educação pública e da execução do atendimento socioeducativo. Também atua com formação e supervisão institucional. Aprimoramento nas seguintes temáticas: “Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma” e em “Intercessões sociais e experimentações minoritárias: diálogo entre a clínica e o social", ambos pelo Instituto Sedes Sapientiae.

 

Caio Westin
Psicólogo pela PUC-SP, com formação em Psicanálise. Atende adultos, Adolescentes e casais; disfunção sexual; usuários de drogas na perspectiva de Redução de Danos; diversidade sexual e gênero. Pós-graduado em “Sexologia: Novos Paradigmas em Saúde Sexual” – Fac. de Med. ABC/S. André.

 

Cristiane Lopes
Psicóloga. Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialização em Psicossomática Psicanalítica e Aperfeiçoamento em Psicoterapia Psicanalítica de Casal pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Integrante do Grupo de Trabalho e Pesquisa Faces do Traumático e da Clínica do Trauma.
Atua em consultório particular atendendo adolescentes, adultos e casais.

 

Daniel dos Santos Funari
Graduado em Psicologia pela PUC-SP, com formação em Psicanálise pelo Sedes Sapientiae e atuação clínica em língua inglesa e portuguesa desde 2016.

 

Joana Junqueira
Psicóloga pela USP e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Durante 6 anos atuou como psicóloga clínica e coordenadora de grupos terapêuticos na associação Lugar de Vida, centro de educação terapêutica. Coordenou até 2020, o serviço de psicologia da clínica de nefrologia Fênix. Desde 2008 atua em consultório atendendo crianças, adolescentes e adultos.

 

Larissa Nunes
Psicóloga e psicanalista. Graduada em psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) e especializada em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Experiência de 20 anos como professora de inglês na educação infantil e no ensino fundamental 1, em escolas regulares e bilíngues. Atualmente atua em consultório, atendendo adultos, crianças e adolescentes.

 

Lizah Omori
Psicanalista, graduada em psicologia pela FMU (Dez/2013).
Atuação com atendimento clínico psicológico e psicanalítico desde então, em consultório particular. Público alvo atual: pré-adolescentes, adolescentes e adultos e idosos.
Especializações e formações extra curriculares: aprimoramento hospitalar e clínico pelo IAMSPE (2015); aprimoramento em atendimento clínico infantil, a pré adolescentes e a grupo de idosos pela PUCSP (2016); formação clínica e teórica em psicanálise lacaniana pelo IPLA (2017); aprimoramento prático clínico em atendimento a pessoas com transtornos alimentares no PROATA, pelo CAISM-UNIFESP (2019-2020); formações clínicas em psicanálise pelo FCL de SP (2021 - atual).

 

Luciana de Morais Netto
Psicóloga e psicanalista. Especialista em psicologia clínica e psicoterapia psicodinâmica para transtornos de personalidade pela Unifesp. Atua em consultório particular atendendo crianças, adolescentes e adultos.

 

Luiza Vaz
Psicóloga, com especialização em psicologia da infância pela UNIFESP, especialista em Educação Terapêutica, articulando o campo da psicanálise com educação, pelo Lugar de Vida, centro de educação terapêutica. Cursou dois anos da formação em psicanálise com criança no Instituto Sedes Sapientiae e participa desde 2010 de grupos de estudos e supervisões de teorias e práticas da psicanálise. Autora Colaboradora de capítulo do livro Reflexões Clínicas no contexto do Acolhimento (Zagadoni,2020) como voluntária no instituto fazendo história.
Bolsista pela Fapesp com participação na pesquisa Dispositivos de intervenção na escolarização de crianças com entraves na estruturação psíquica. Atua em consultório particular atendendo adultos, adolescentes, crianças e orientação para pais (relação pais e bebês/intervenção precoce).

 

Maria Aparecida Miranda
Psicóloga, psicanalista e aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em Psicossomática pelo Programa de Aperfeiçoamento de Estudos de Somatização, do Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Idealizadora e membro do Grupo de Trabalho A Cor do Mal Estar: Da Invisibilidade do Trauma ao Letramento, que promove a discussão e produção de conhecimento das relações raciais e psicanálise

 

Mariana Paula Oliveira
Psicanalista e doula. Psicóloga e mestre pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). Membro da Clínica Aberta de Psicanálise e da rede Gesto Psicanálise. Atende em consultório particular jovens, adultos e idosos desde 2007.

 

Mércio Rodrigues
Psicanalista; Psicólogo Social e Clínico; Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela
Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo.
Atendimento clínico de adultos e adolescentes.

 

Michael Reuben
Psicanalista com especialização em psicanálise pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Aprimoramento em psicologia clínica (PUC-SP). Aperfeiçoamento pelo curso “Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma”, do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atuação como coordenador em colégios bilíngues, incluindo atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.
Atendimento em Inglês para estrangeiros.
Atendimento: adolescentes, adultos e casais.

 

Rúbia de Matos
Psicóloga pelo Mackenzie SP. Psicanalista e Psicoterapeuta de Casal.
Membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.
Especialização em Comunicação Terapêutica com Crianças pela Tavistock Clinic (Londres).
Participa do grupo de estudos sobre TEA, supervisionada pela Professora Cristina Kupfer (USP) no Lugar de Vida.
Supervisiono um grupo de portadores de TOC, no IPq/Sp. Psicóloga sênior da associação de Transtorno obsessivo compulsivo e Síndrome de Tourette (ASTOC-ST)
Atendo em consultório particular crianças, adolescentes, adultos e casais. Realizo atendimento em inglês para estrangeiros.

 

Sílvia Menezes
Psicanalista, psicóloga e supervisora clínica com especialização em Psicanálise pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, em que hoje é membro aspirante. Fez aperfeiçoamento em Psicossomática Psicanalítica pela UNIFESP e, na USP, se graduou como psicóloga clínica e fez outros cursos, incluindo mestrado e doutorado. Coordena o setor Instalações Clínicas do Núcleo Acesso do Instituto Sedes Sapientiae, onde também dá supervisão clínica a psicanalistas voluntários. Atua ainda como psicanalista nos coletivos Escuta Liberta, Escuta Sedes e Terapeutas Solidários. Na Clínica da Gesto Psicanálise, atende adolescentes, jovens, adultos e idosos em consultório particular.